frequentes sobre a nossa marca, produtos/serviços, políticas e muito mais.
FAQ
Bem-vindo à nossa página de FAQs, onde pode encontrar respostas às perguntas mais
Perguntas gerais
Envios e pagamentos
A minha conta
Trocas e Devoluções
Campanhas e Clientes Fiéis
Perguntas técnicas
Contactos
1. Sobre a Navita
Tem loja física?
As nossas instalações são a nossa fábrica, e temos um pequeno showroom cá onde fazemos atendimento ao público. Estamos situados em S. Félix da Marinha, em Vila Nova de Gaia. Se conseguir preferencialmente deverá fazer uma marcação ou dar-nos aviso prévio da hora e horário em que irá passar para garantirmos sempre alguém responsável para atendimento.
📍Rua Igreja Velha 345, 4410-160 São Félix da Marinha. 🕐 Horário: Segunda à sexta, das 9h às 13h | 15h às 18h.
O que é a Navita e o que vendem?
A Navita é uma marca especializada em fios e cordas para artesanato, macramé, croché, artes manuais em geral e qualquer outros fins com cordas. Oferecemos produtos de qualidade, ideais para quem ama criar peças únicas, desde acessórios a decoração.
A Navita tem ainda um segmento personalizado de pulseiras náuticas, feitas à mão por nós, cuja corda é também de nossa própria produção.
Os vossos produtos são sustentáveis/ecológicos?
Sempre que possível, optamos por materiais sustentáveis e processos responsáveis. Trabalhamos com fibras naturais e procuramos minimizar o desperdício ao máximo, promovendo um consumo mais consciente.
Trabalham com produção própria ou revendem produtos?
A Navita desenvolve cuidadosamente TODOS os produtos que comercializa, garantindo qualidade e exclusividade. Controlamos toda a produção, na nossa fábrica, no Porto, Portugal, para oferecer fios e cordas que atendam às necessidades mais exigentes dos nossos clientes. Por isso, conseguimos produzir pedidos especiais, i.e, cordas ou fios personalizadas por si.
Onde posso ver inspirações e ideias para usar os vossos produtos?
Partilhamos inspirações e projetos com os nossos fios, feitos por nós ou por nossos clientes, semanalmente nas nossas redes sociais, no nosso Instagram, Facebook, Pinterest e blog. Pode encontrar ideias também na página de cada produto, onde mostramos aplicações criativas para o respetivo fio/corda.
2. Apoio ao Cliente
Como posso entrar em contacto com a equipa da Navita?
Pode entrar em contacto connosco através do nosso e-mail 📧 [geral@navita.pt], do nosso contacto telefónico [+351 915 011 990] ou do formulário de contacto disponível no nosso site. Respondemos normalmente em menos de 24h.
Qual o horário de atendimento ao cliente?
O nosso atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 9h - 13h | 14h30 - 18h30. Se nos contactar fora deste horário, responderemos assim que possível no próximo dia útil.
Tenho um problema com a minha encomenda. O que faço?
Se houver algum problema com a sua encomenda, entre em contacto connosco assim que possível através do e-mail 📧 [geral@navita.pt], indicando o número da encomenda e explicando a situação. Faremos o nosso melhor para resolver rapidamente!
Têm um programa de fidelização ou descontos para clientes frequentes?
Sim! Valorizamos os nossos clientes e, por isso, temos um programa especial de pontos para clientes fiéis. Sabe mais no ponto "Clientes Fiéis".
Posso solicitar uma amostra dos produtos antes de comprar?
Sim, enviamos amostras individuais por um valor simbólico, para que possa testar a qualidade e textura dos nossos produtos antes de fazer uma compra maior. Além disso, temos o nosso catálogo completo disponível para encomenda, caso queira obter uma visão mais abrangente da nossa gama de fios e cordas. Para solicitar, entre em contacto connosco.
1. Encomenda
Como posso fazer uma encomenda?
Para fazer a sua encomenda on-line, basta explorar a nossa gama de produtos no nosso website e adicionar ao carrinho o(s) seu(s) preferido(s). Após selecionar tudo o que pretende, no carrinho de compras vai encontrar todos os produtos a comprar. Finaliza a compra, adicionando os seus dados de faturação/entrega para a devida preparação e envio da mesma. Caso tenha dificuldades a fazer a sua encomenda on-line, contacte-n
Posso alterar ou cancelar a minha encomenda depois de finalizada?
Tentamos processar as encomendas o mais rapidamente possível, mas se precisar de modificar ou cancelar a sua encomenda, contacte a nossa equipa de apoio ao cliente o mais rapidamente possível. Faremos o nosso melhor para satisfazer o seu pedido.
Há um valor mínimo de encomenda?
Não, não temos um valor mínimo de encomenda. Pode comprar a quantidade que precisar, seja um único produto ou uma encomenda maior.
Os produtos esgotados voltam a estar disponíveis?
A NAVITA tem milhares de produtos. Ocasionalmente, um artigo pode estar temporariamente fora de stock. O nosso stock é reabastecido semanalmente e diariamente, dependendo do artigo em questão. Algumas páginas têm uma função “enviar-me um e-mail” que notifica quando o produto está de volta. Se o produto disser “brevemente” ou “temporariamente fora de stock”, volte a visitar-nos.
No caso dos produtos da categoria "OPORTUNIDADES", são produtos de edição limitada e sobras de produção aleatórias e não há reposição destes.
Posso fazer a minha encomenda por telefone ou e-mail?
Claro que sim. No entanto, para as encomendas ficarem registadas no backoffice sua conta de cliente, recomendamos que seja feita através da loja on-line.
Posso fazer uma encomenda para revenda?
Sim. Para fazer uma encomenda para revenda, contacte-nos para lhe enviarmos condições para revendedor.
2. Envios
Qual o tempo estimado de entrega?
Portugal Continental: 1-2 dias úteis, salvo ruptura de stock ou pedidos especiais (2-5)
Portugal Ilhas: 3-10 dias úteis.
Internacional: Ver tabelas de envios internacionais.
Qual o custo do envio?
Para Portugal Continental, o custo do envio é 5€ + IVA (6,15€) em encomendas de valor inferior a 40€. Igual ou acima desse valor, os portes de envio são gratuitos.
Para saber os custos de envio para outros destinos, veja as tabelas de envios internacionais clicando aqui.
Para saber os custos de envio para outros destinos, veja as tabelas de envios internacionais clicando aqui.
Como posso acompanhar a minha encomenda?
Quando a encomenda é enviada, é atualizado automaticamente o estado da mesma na loja on-line e é notificado(a) por e-mail com o código de acompanhamento da encomenda da transportadora
O que faço se a minha encomenda atrasar ou não chegar?
Em primeiro lugar, deverá contactar a transportadora escolhida para saber mais informações sobre o estado de entrega da sua encomenda, providenciando o código de acompanhamento da mesma. Se não conseguir resolver o problema, entre imediatamente em contacto connosco para podermos agilizar a situação.
Posso levantar a minha encomenda em algum ponto físico?
Sim, pode levantar a sua encomenda sem custos nas nossas instalações. Para isso, deverá selecionar na finalização da encomenda "Levantamento nas Instalações" e aguardar o nosso contacto.
A morada para levantamento é:
A morada para levantamento é:
Rua da Igreja Velha, 345
4410-160 S.Félix Marinha
Horário levantamento: 9h - 13h | 14h30 - 18h
Horário levantamento: 9h - 13h | 14h30 - 18h
3. Pagamento
Quais são os métodos de pagamento disponíveis?
Pode pagar a sua encomenda por transferência bancária, MBWAY, Referência Multibanco, Cartão de Crédito, KLARNA, Carteira Digital ou Paypal. O pagamento à cobrança também está disponível (custo adicional 4€).
Recebo fatura da minha compra?
Sim, assim que o pagamento é efetuado recebe automaticamente a fatura-recibo da sua compra no seu e-mail.
Os pagamentos são seguros?
Sim. Garantimos que todas as transações são seguras. O nosso site utiliza encriptação SSL para proteger os seus dados, e os pagamentos são processados através de plataformas reconhecidas, assegurando total confidencialidade e proteção das suas informações. Não são armazenados dados dos cartões dos clientes.
A minha conta na Navita
Preciso de criar uma conta para fazer uma encomenda?
Não, pode fazer uma compra como visitante sem criar conta. No entanto, recomendamos que se registe para acompanhar o histórico das suas encomendas e facilitar futuras compras.
Como posso criar uma conta na Navita?
Para criar a sua conta, basta clicar em "Registar" no topo do site, preencher os seus dados e seguir as instruções enviadas para o seu e-mail.
Esqueci-me da minha palavra-passe. Como posso recuperá-la?
Se esqueceu a sua palavra-passe, clica em “Esqueci-me da palavra-passe” na página de login e segue as instruções para redefini-la através do teu e-mail.
Como posso alterar os meus dados pessoais (morada, e-mail, telefone)?
Podes atualizar os seus dados na secção “A Minha Conta” após iniciar sessão. Se tiver dificuldades, entre em contacto connosco.
Posso guardar os meus dados de pagamento para futuras compras?
Por razões de segurança, não armazenamos os dados do seu cartão. No entanto, pode guardar as suas informações de faturação e envio para tornar as compras mais rápidas.
Como posso consultar o histórico das minhas encomendas?
Ao entrar na sua conta, vai encontrar a secção “As Minhas Encomendas”, onde pode ver o histórico completo dos seus pedidos, incluindo estados e detalhes de pagamento.
Como posso eliminar a minha conta?
Se desejar eliminar a sua conta, contacte-nos através do e-mail 📧 [geral@navita.pt], e processaremos o pedido conforme os regulamentos de proteção de dados.
Trocas e Devoluções
Como faço para trocar/devolver um produto?
Qualquer artigo poderá ser trocado ou devolvido, desde que se encontre em perfeitas condições de venda, na embalagem original e acompanhado da respetiva fatura, num prazo máximo de 14 dias a contar da data da receção da encomenda.
A morada para enviar a sua troca/devolução é:
Rua da Igreja Velha, 345
4410-160 S.Félix Marinha
As trocas ou devoluções poderão ser efetuadas presencialmente ou via postal. Poderá fazer a devolução através de qualquer serviço de transporte à sua escolha. Excetuando as situações decorrentes de defeito de algum artigo ou de algum equívoco da parte da NAVITA, as despesas do envio da devolução ficarão ao encargo do Utilizador.
As despesas de envio da troca ficam ao encargo da NAVITA.
Nos casos de defeito de algum artigo ou algum equívoco por parte da NAVITA, comprometemo-nos a efetuar a recolha do produto não conforme e envio do produto de troca, sem encargos adicionais para o cliente.
A NAVITA compromete-se a reembolsar o Utilizador no prazo de 8 dias a contar da data da receção da devolução.
Há algum produto que não pode ser devolvido?
Os produtos da categoria "OPORTUNIDADES" não são elegíveis para devolução, pois são edições limitadas e com pouco stock. Além disso, produtos de pedidos especiais (produzidos especialmente para o cliente) também não podem ser devolvidos, uma vez que são feitos sob encomenda e personalizados conforme as necessidades individuais.
Campanhas e Clientes Fiéis
Quais as condições das campanhas promocionais?
As campanhas promocionais são válidas apenas para encomendas e pagamentos efetuados durante o período indicado. Caso o pagamento seja efetuado em data posterior, será considerado o valor normal, não abrangido pela promoção.
Os cupões disponibilizados pela NAVITA não permitem acumular com outros descontos em vigor.
Como posso receber informações sobre promoções e campanhas especiais?
Pode subscrever a nossa newsletter para receber todas as novidades diretamente no seu e-mail. Também divulgamos campanhas nas nossas redes sociais, por isso siga-nos para não perder nada!
Existe alguma vantagem em seguir a marca nas redes sociais?
Sim! Além de ficar a par das novidades, promoções e inspirações para os seus projetos, ocasionalmente fazemos giveaways exclusivos para os nossos seguidores. Além disso, ao partilhar as suas criações com os nossos fios connosco pode ter a chance do seu trabalho ser divulgado nas nossas redes sociais.
Têm algum programa de fidelização para clientes fiéis?
Sim, valorizamos os nossos clientes e, por isso, oferecemos vantagens exclusivas para quem compra regularmente. Assim criamos o nosso programa "MyNavita". Registe-se no programa para começar a acumular pontos "Navita Points" com cada encomenda efetuada e assim ganhar ofertas e descontos exclusivos de apenas quem é um Cliente Fiel da Navita.
Perguntas Técnicas
Qual a diferença entre os diferentes tipos de fios e cordas que vendem?
Na Navita, vendemos diferentes tipos de fios e cordas, disponíveis tanto em fibras naturais como fibras sintéticas.
- Fibras naturais (como algodão e lã merino) são mais suaves, biodegradáveis e ideais para projetos que exigem um toque mais artesanal e orgânico.
- Fibras sintéticas (como polyester ou polipropileno) oferecem maior resistência, durabilidade e brilho, sendo mais indicadas para peças que precisam de maior firmeza ou uso no exterior.
Chamamos fios aos cordões mais finos, normalmente até 5mm/6mm de espessura, ideais para croché, tricô e macramé detalhado. Já as cordas são aquelas mais grossas, a partir de 6mm/8mm, perfeitas para projetos robustos, como cestos, tapeçarias ou decoração.
Se tiver dúvidas sobre qual escolher para o seu projeto, estamos sempre disponíveis para ajudar! 😊
Qual a diferença entre corda com alma e sem alma?
A alma da corda é o seu núcleo interior. Enquanto uma corda sem alma não tem núcleo, ou seja é oca por dentro, não levando fio no seu interior, e por isso, fica mais maleável; uma corda com alma, leva uma outra corda no seu interior, o que lhe proporciona um efeito mais estruturado.
Qual é a diferença entre entrançado e entrançado em paralelo?
Neste artigo explicamos detalhadamente as diferenças entre um fio e outro.
Qual é o comprimento das bobines?
A informação de comprimento das bobines aparece na aba "Descrição do produto" e varia conforme a espessura do fio.
É normal os fios virem com defeitos?
Não. Raramente pode haver emendas nos fios, mas isso não é considerado um defeito. Na nossa produção, controlamos ao máximo para que qualquer emenda seja realizada da forma mais discreta possível, garantindo que não comprometa o trabalho final.
Caso receba o fio com defeitos graves, deve comunicar-nos imediatamente.
Os fios de fibras naturais podem variar de cor ou espessura?
Fios de fibras naturais, como algodão, linho e juta, podem apresentar ligeiras diferenças na coloração e/ou grossura entre lotes. Isso ocorre devido às características naturais das fibras. Para evitar diferenças perceptíveis num projeto, recomendamos adquirir material suficiente para todo o trabalho, considerando uma pequena margem de sobra.
Os vossos fios e cordas são adequados para iniciantes?
Temos uma variedade de opções que são fáceis de trabalhar, e fornecemos também sugestões e tutoriais para quem está a começar em técnicas como croché e macramé. Por exemplo, fazemos workshops mensais, com os nossos fios, alguns para iniciantes nestas técnicas. Temos também packs de iniciante, como a Navita Start Box e o Kit Macramé Iniciação - Mini Painel Macramé. Se tiver dúvidas, estamos aqui para ajudar!
Quero iniciar macrame. Que fio devo escolher?
Os fios mais utilizados e vendidos para iniciar o macramé são os fios de algodão entrançados e torcidos de 3mm ou 4mm de espessura na cor natural/cru.Embora sejam estes os mais escolhidos pela maioria, a escolha das cores, da espessura e da configuração do fio (torcido, entrançado, etc) depende sempre do efeito que pretenda, o tipo de trabalho a fazer e do gosto pessoal. Aceda ao nosso artigo de blog para perceber melhor a diferença entre todos os tipos de fio.
Os fios podem ser tingidos ou pintados?
Sim, muitos dos nossos fios podem ser tingidos ou pintados, especialmente os feitos de fibras naturais, como o algodão. No entanto, recomendamos sempre testar a tinta ou corante num pequeno pedaço antes de aplicar na peça inteira, para garantir os resultados desejados.
Como devo cuidar e armazenar os fios e cordas para maior durabilidade?
Para garantir a durabilidade dos seus fios e cordas, recomendamos que sejam armazenados em locais secos e longe da luz direta do sol. No caso de fios naturais, evite a exposição à humidade excessiva. Para a lavagem, siga sempre as instruções específicas de cada tipo de fio, pois alguns podem ser lavados à mão ou à máquina, enquanto outros podem necessitar de cuidados especiais.
Os fios e cordas podem ser usados em peças para bebés ou crianças?
Sim, a matéria-prima do nossos fios e cordas de fibras naturais (como o algodão) tem certificado OEKO-TEX e, por isso, são seguros para uso em peças para bebés e crianças. No entanto, recomendamos sempre verificar se a peça finalizada está bem acabada, sem fios soltos ou partes pequenas que possam representar riscos. Caso tenha dúvidas sobre um tipo específico de fio, estamos disponíveis para aconselhamento.
Os materiais que vendem são resistentes à água?
Os nossos materiais sintéticos, como os fios e cordas náuticos, são mais resistentes à água e adequados para uso exterior. No entanto, a maioria dos nossos fios de fibras naturais, como algodão, não são tão duráveis quando expostos a agentes temporais. Para projetos que envolvem contato com a água, recomendamos escolher produtos sintéticos ou aplicar tratamentos para impermeabilização.
Os vossos fios de algodão são 100% algodão?
Sim, orgânico, sem quaisquer mistura de outras fibras. Na nossa produção não são usados quaisquer produtos químicos, o processo é todo ele natural não são necessários aditivos para o processo de fiação. Também nos preocupamos em adquirir matéria prima aos nossos fornecedores que tenham certificados de sustentabilidade do algodão, como OEKO TEX para garantir que não têm substâncias nocivas para a pele e ambiente.
Posso lavar as peças feitas em fio de algodão?
Veja no nosso artigo de blog como poderá ser feita esta lavagem de peças artesanais em algodão.
A cor dos produtos pode ser diferente da apresentada nas imagens?
Devido às diferentes calibrações de ecrã para ecrã, as cores reais dos produtos podem diferir ligeiramente das imagens apresentadas no site. No entanto, esforçamo-nos para que sejam o mais aproximadas possível.
Entre em contacto
Pode falar connosco através dos seguintes meios:
📧 E-mail: geral@navita.pt
📞 Telefone/WhatsApp: +351 915 011 990
Estamos disponíveis para esclarecer todas as suas dúvidas e ajudar no que for necessário!
O nosso apoio ao cliente está disponível entre:
SEG-SEX: 9am to 18:30pm PT
Visite-nos
Pode visitar o nosso showroom, conhecer de perto os nossos produtos e comprar diretamente na seguinte morada:
📍 Rua da Igreja Velha, 345
S. Félix da Marinha, V. N. Gaia, Porto, Portugal